Tire suas dúvidas sobre o acrílico


Tire suas dúvidas sobre o acrílico

O acrílico está em vários lugares. Sua utilização na comunicação visual, arquitetura, composição de produtos ou mesmo 100% elaborados no material é presença frequente no dia a dia. Ainda assim, existem dúvidas sobre do que o acrílico é feito, como trabalhar com ele e demais questões. Para lhe auxiliar nessas e outras perguntas, preparamos este artigo. Confira!

Acrílico é plástico?

Sim, acrílico é plástico. Porém, é preciso deixar claro que nem todo plástico é acrílico. Existem muitos tipos de plásticos, também chamados de polímeros, cada qual com suas respectivas características. No caso, o acrílico tem como base o composto orgânico metacrilato de metila. Ele não é apenas um plástico, como também é um termoplástico. Ou seja, é capaz de ser moldado a uma determinada temperatura.

Também vale ressaltar: não confunda acrílico com poliestireno (PS). Os dois materiais são utilizados para a fabricação de produtos semelhantes, mas existem diferenças importantes entre eles (Confira mais neste artigo).

Como faz o acrílico?

O principal método de produção da chapa do material é conhecido como “cast”, que ocorre a partir da resina acrílica, ou monômero metacrilato de metila. Este formato homogêneo líquido é inserido em um molde com duas chapas seladas de vidro temperado. Na sequência, passa por um aquecimento até chegar à sua polimerização.

Qual a diferença entre acrílico e vidro?

O acrílico surgiu no desenvolvimento de materiais substitutivos ao vidro, a fim de oferecer alternativas mais resistentes para a composição de periscópios submarinos e para-brisas de aviões durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, o acrílico resultou em um produto 10 vezes mais resistente que o vidro, com um nível de transparência semelhante e metade do peso.

A característica termoplástica do acrílico também garante maior utilização do material em muitos setores. Outro ponto diferencial é que o acrílico não estilhaça como o vidro. Quando ocorre sua quebra, ele se divide em menos partes.

Qual a diferença entre acrílico e policarbonato compacto?

Tanto um como outro são polímeros. Se o acrílico é obtido a partir do metacrilato de metila, o policarbonato vem da policondensação da mistura entre bisfenol-A e fosgênio. Para além disso, existem divergências importantes que definem suas utilizações. O acrílico é mais fácil de ser trabalhado para o desenvolvimento de produtos e na comunicação visual, devido à sua variedade de cores e possibilidades de corte e dobra. Por sua vez, o policarbonato compacto tem resistência 12 vezes superior ao acrílico, sendo mais adequado para coberturas e proteção industrial.

Quer saber mais sobre as diferenças entre acrílico e policarbonato compacto? Confira este artigo!

Quais são os tipos de acrílico?

A definição dos tipos de chapas de acrílico acontece de acordo com a resina de metacrilato de metila utilizada. Isso porque o acrílico é um material reciclável. Neste processo, acontece a transformação do polímero em resina. Contudo, a substância reciclada não apresenta o mesmo grau de pureza que sua versão virgem.

Dessa maneira, o acrílico formado pela resina 100% pura, chamado de acrílico virgem, é um material com uma qualidade visual superior, principalmente em situações de contato com ambiente externo (fachadas, móveis ao ar livre, entre outros), pois apresenta proteção aos raios UV. Já a versão da resina reciclada, chamada de acrílico reciclado, tem um preço inferior, mas o uso é indicado para ambientes internos, devido à ausência da proteção UV. Também existe o modelo composto por parte de resina pura e parte reciclada: o acrílico ecológico, indicado para ambientes internos.

Por fim, existe o acrílico espelhado, obtido por meio da metalização a vácuo. Neste caso, o que se tem é um material semelhante ao espelho, com grau de reflexibilidade de cerca de 85%. Ressalta-se que todo acrílico espelhado é derivado do acrílico virgem.

Quanto tempo dura uma placa de acrílico?

Conforme apresentamos, os tipos de acrílico variam as condições visuais do material no decorrer do tempo. Considerando uma placa de acrílico virgem, em ambiente externo, a estimativa é a de que o produto dure, ao menos, cinco anos. Porém, dependendo das condições apresentadas e da manutenção adequada, pode durar muito mais.

O que corta acrílico?

O principal método de corte do acrílico é a serra circular de mesa, um equipamento de marcenaria que dá a possibilidade de cortes longos. O disco mais indicado para o acrílico é o de dentes de vídea (carbeto de tungstênio). O recomendado para a operação é uma velocidade de 3500 RPM e potência em 4 HP.

A serra circular pode ser utilizada por acrílicos a partir de 2 mm de espessura. Para tamanhos inferiores, recomenda-se o corte manual com riscador de ponta de metal duro. Risca-se a chapa com cuidado e, apoiada a uma aresta de mesa, quebra-se ao longo da linha traçada.

Para cortes assimétricos ou arredondados, usa-se a serra de fita, com velocidade aproximada de 1500 m/min. Em espessuras inferiores a 3 mm, a lâmina ideal é de 6 a 8 dentes por centímetro. De 3 mm a 12 mm, recomenda-se lâminas entre 4 e 5 dentes p/ cm. Chapas mais grossas são cortadas com lâmina de 1,5 a 2 dentes p/cm.

Também é possível cortar o acrílico em máquina a laser, de acordo com a determinação do projeto. Trata-se de uma opção que garante maior precisão no corte, mas é muito importante ajustar a máquina a laser para evitar a queima excessiva do acrílico e não danificar o material.

O que cola acrílico?

O produto ideal para colar acrílico é a cola acrílica. Afinal, como o próprio nome diz, é feita para juntar peças plásticas de superfícies lisas, como acrílico, plástico de baixa espessura e poliestireno, não mancha e possui secagem rápida. Por ser tóxica, sua venda costuma ser exclusiva para empresas que produzem peças de acrílico. Geralmente é comercializada em embalagens de 1 litro e sua aplicação é feita por meio de uma seringa, que insere a cola na dobra da peça, em um processo chamado de colagem por capilaridade.

Além da cola acrílica, também é possível utilizar cola instantânea – as populares “bond”. É mais comum usá-la em conserto de peças ou no artesanato com acrílico. Por conta da embalagem possuir um bico aplicador, sua aplicação é facilitada. Apresenta um bom custo-benefício.

Como dobrar o acrílico?

A maneira mais prática de realizar a dobra do acrílico é por meio da dobradeira com fio de calor. Esta é uma mesa com um canal transversal onde está um fio condutor que, quando aquecido, permite o aquecimento no local determinado da peça de acrílico. Esse aquecimento permite a dobra na angulação determinada por um gabarito.

O que limpa acrílico?

Podemos dividir a limpeza do acrílico em três categorias. A primeira é a limpeza básica, para retirar uma sujeira ou poeira: usa-se espanador de pó. A segunda é para retirar riscos leves ou sujeiras mais complexas: flanela (pano macio) umedecida com água e sabão neutro ou um produto chamado “limpa acrílico”. Também é possível utilizar polidor líquido ou até mesmo cera automotiva.

Já a terceira categoria é a de riscos profundos na superfície do acrílico. Nesta ocasião, recomenda-se acionar um profissional. Ele terá condições de aplicar a massa abrasiva para polimento, com um disco polidor de algodão para recuperar o brilho e eliminar os riscos da peça de acrílico.

Acrílico é tóxico?

O acrílico não é um material tóxico. Até por conta dessa característica, o acrílico é o produto mais recomendado para artigos hospitalares ou que tenham contato direto com alimentos.

Por que acrílico é caro?

O preço do acrílico é superior ao de outros plásticos devido às suas qualidades diferenciadas. Seu brilho, resistência e durabilidade são superiores aos outros polímeros, por isso o acrílico é considerado um plástico nobre.

Ainda assim, levando em consideração o custo-benefício, o mais barato pode sair caro. Um caso comum é o do poliestireno (PS), “adversário” do acrílico na produção de peças. Este material pode apresentar até mais da metade do preço de um produto em acrílico. Contudo, sua resistência e durabilidade é muito inferior. O mesmo se pode dizer do vidro, que vai exigir um material com mais espessura e peso para compensar a resistência do acrílico.

Tem mais dúvidas sobre o acrílico? Entre em contato em um de nossos canais!

Se interessou pelo produto? Conheça nossa linha de chapas de acrílico e faça um orçamento para seu projeto.

Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!