Acrílico ou policarbonato compacto: qual é melhor para seu projeto?


Acrílico ou policarbonato compacto: qual é melhor para seu projeto?

Policarbonato compacto ou acrílico: qual desses polímeros é o melhor? Uma pergunta que parece ter fácil resolução. Porém, a resposta correta para esse questionamento não existe, pois cada material possui características que favorecem ou desfavorecem em determinadas necessidades.

Com isso, a verdadeira pergunta a ser respondida é: para qual função esse material será utilizado? Para entender as condições de cada produto, bem como as aplicações mais recomendadas, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre policarbonato compacto e acrílico.

Como são obtidos?

A produção de uma chapa de acrílico pode acontecer por dois processos: “cast” e extrusado. O mais comum é o primeiro, onde a resina de acrílico líquida (chamada de “xarope de acrílico”), é inserida em um molde de vidro temperado, seguido pela polimerização em autoclave ou tanques de água quente. Também pode ser desenvolvido com a resina granulada, prensada em alta temperatura em uma rosca de extrusão.

Por sua vez, a chapa de policarbonato compacto é produzida a partir da reação química de policondensação entre bisfenol-A e fosgênio. Daí, é injetado em formas ou roscas de extrusão a alta temperatura, realizando a polimerização.

Características dos materiais

Uma chapa de acrílico tem como principal característica a qualidade óptica, com uma transparência semelhante à do vidro em sua versão cristal. É considerado um plástico nobre, de boa resistência ao impacto. Ao mesmo tempo, apresenta condições para ser cortado com serra circular, router e a laser.

Da mesma maneira, o acrílico pode ser moldado com calor e ser aplicada impressão UV, serigrafia, adesivagem e demais alternativas. Ele também se destaca pela possibilidade de passar por polimento e ter seu brilho renovado, caso ocorram riscos superficiais.

Já uma chapa de policarbonato compacto se destaca, mais do que qualquer coisa, por sua resistência. É um dos principais plásticos de engenharia, também tem qualidade óptica comparável ao vidro e alta proteção aos raios UV.

Por ser bastante resistente, tem menos condições de corte em grandes espessuras. Para chapas mais finas (entre 2 mm e 5 mm, por exemplo), pode haver corte em serra elétrica ou manual. O material também não pode ser polido.

Para onde são indicados?

Na indústria

Tanto acrílico como policarbonato compacto estão na lista dos materiais substitutos do vidro para determinadas aplicações. Entre elas, de proteção de máquinas e ambientes. Isso porque ambos os polímeros são mais resistentes que o vidro.

Costuma-se calcular que o acrílico apresenta 10 vezes mais resistência que um vidro na mesma espessura. Por sua vez, o policarbonato é 250 vezes superior neste quesito – não é por menos que o utilizam para blindagem.

Dessa maneira, embora o acrílico possa ser utilizado, o material mais recomendável para uso na indústria é o policarbonato compacto. Principalmente com fins de proteção, em barreiras e divisórias de máquinas, visores de máscaras de solda, capacetes, entre outros.

 Na construção civil

Tal qual na indústria, a utilização do policarbonato compacto e do acrílico na construção civil é como substituição ao vidro. Tanto um, como outro podem ser utilizados em ambientes internos, afim de deixá-los bem iluminados e ampliar o campo de visão. O modelo espelhado do acrílico também tem bastante utilidade, como alternativa ao espelho.

Devido ao menor custo, o acrílico é o material mais recomendado em locais internos. Em meios externos, caso não seja uma utilização que exija maior resistência às intempéries do ambiente, o acrílico também pode recomendado.

Outra aplicação desses materiais é em coberturas de corredores, varandas, quintais, fachadas, claraboias e pergolados. Nestes casos, onde se permite melhor iluminação, mas também se alia a proteção aos ambientes, o policarbonato compacto é o mais adequado.

Na comunicação visual

Neste setor, a resistência e a capacidade óptica também são importantes. Porém, devido à maior facilidade no corte (inclusive à laser) e variedade de cores disponíveis, o acrílico é o mais considerado entre aqueles que trabalham com comunicação visual.

De fato, o acrílico apresenta uma infinidade de tons para os projetos de comunicação visual. No caso do policarbonato compacto, as cores são mais limitadas. Além disso, a única opção não transparente é no branco leitoso. Dessa maneira, o acrílico costuma ser utilizado em luminosos, frontlights, backlights, displays, expositores, painéis, placas de sinalização e murais.

Nos demais setores  

De maneira geral, o policarbonato compacto é um material de grande consideração para substituir o vidro em para-brisas de barcos e aviões, viseiras de capacetes, entre outros produtos onde a maior capacidade de resistência e proteção do material são mais importantes.

Já o acrílico tem ampla variedade de utilização. Isso acontece por conta de sua maior possibilidade de ser trabalhado – em corte, dobra, colagem e adesivagem. Por isso, marca presença em vários projetos personalizados, como molduras para fotos, nichos, armários, caixas organizadoras, artigos de decoração, aquários e muito mais.

Conclusão

Como você pôde notar, tanto policarbonato compacto como acrílico possuem diferenciais para serem mais adequados para determinados setores. Resistência e durabilidade são boas palavras que definem o policarbonato compacto, enquanto que variedade e mais possibilidades destacam o acrílico.

E aí, para que você vai utilizar o material? Na Acriplas, temos chapas de policarbonato compacto e acrílico para o seu projeto. Conheça nossa linha e faça um orçamento.

Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!