Policarbonato Compacto: resistência superior a outros tipos de plástico


Policarbonato Compacto: resistência superior a outros tipos de plástico

O Policarbonato Compacto é uma tendência da arquitetura. De resistência amplamente superior ao vidro temperado, está cada vez mais presente em coberturas, ao garantir boa iluminação e maior proteção a ambientes.

Mas você sabe por quê este material é tão resistente, ou quais as maneiras de utilizá-lo, tanto em um projeto arquitetônico como em outras áreas? Confira isso e muito mais neste artigo.

O que é Policarbonato?

O termo “policarbonato” é destacado para polímeros formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato. Os principais policarbonatos produzidos são baseados no composto orgânico sintético bisfenol A condensado com fosfogênio.

A descoberta dos policarbonatos se deve ao químico alemão Alfred Einhorn, em 1898. Contudo, a versão comercial patenteada foi desenvolvida em 1953, a partir de duas pesquisas paralelas. Na Alemanha, Hermann Schnell patenteou o primeiro policarbonato linear. Por sua vez, nos Estados Unidos, Daniel Fox apresentou um policarbonato ramificado. Até a década de 1970, o policarbonato possuía sua cor original acastanhada. Depois, em seu aprimoramento, ganhou a transparência que hoje possui.

Dentro desse conjunto, existem três tipos de maior aplicação. O corrugado, também conhecido como telha de policarbonato, é uma chapa ondulada. O alveolar é uma chapa lisa com cavidades internas (alvéolos). Por fim, o Policarbonato Compacto é de aparência que se assemelha ao vidro liso.

Policarbonato Compacto x Vidro

A diferença entre os dois materiais está na composição. O vidro é composto por areia derretida e outros componentes, que garantem boa resistência mecânica, mas possui um peso maior, bem como a exigência de uma estrutura de apoio reforçada. Já o Policarbonato Compacto apresenta componentes mais leves e sua estrutura molecular garante resistência até 250 vezes maior que a do vidro na mesma espessura, com a metade do peso. Assim, o material leva a melhor neste ponto.

Por outro lado, o vidro ainda possui maior resistência química no contato com produtos de limpeza e abrasão. Neste caso, onde há grande necessidade de realizar procedimentos de manutenção, o vidro ainda é a melhor opção. Já em situações onde a proteção de impactos é mais necessitada, o policarbonato se apresenta como principal alternativa.

Características do Policarbonato Compacto

Além da já mencionada resistência a impactos 250 vezes superior à do vidro, a chapa de Policarbonato Compacto tem outros atributos que a destaca entre os plásticos. Seu nível de transparência chega a 90%, garantindo maior segurança a ambientes, sem perder a visibilidade.

Outro tipo de resistência do material é com relação a temperaturas extremas constantes. Sua capacidade varia entre -15°C e 120°C. Da mesma maneira, a chapa possui proteção aos raios Ultravioleta (UV) na superfície, suportando a radiação solar por um longo período.

Em espessuras menores, o Policarbonato Compacto também pode ser dobrado a frio. Uma última característica a se destacar é a facilidade de instalação. Enquanto os policarbonatos alveolar e refletivo necessitam de um acessório extra para formar coberturas (o perfil h), o compacto precisa apenas de parafuso brocante para compor uma cobertura, por exemplo.  

Policarbonato Compacto x Acrílico

São dois plásticos que possuem algumas utilizações semelhantes, mas que apresentam características diferentes entre si. No caso da chapa de Acrílico, ela possui maior transparência, mais brilho, maior facilidade de ser trabalhada (com corte, colagem, adesivagem, entre outros) e pode ser polida para retirar riscos na face ou nas bordas.

Já o Policarbonato Compacto apresenta maior resistência, nível de curvatura, possibilidade de furação sem rachaduras, além de menor peso. Também se destaca sua capacidade em ser exposto a altas temperaturas e não ser inflamável, bem como sua resistência superior a produtos químicos.

Com isso, o uso do Policarbonato Compacto ou do Acrílico se leva em conta o objetivo a ser alcançado com esses materiais. O Acrílico é mais indicado para projetos personalizados, onde há colagem, corte ou adesivagem, bem como barreiras de segurança de menor intensidade. Já o Policarbonato Compacto representa maior resistência e segurança, comum no setor industrial ou projetos habitacionais.

Onde se utiliza Policarbonato Compacto?

Proteção de máquinas

O chamado enclausuramento de segurança é um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), presente na Norma Regulamentadora 12 (NR-12). Esta visa garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o trabalhador industrial.

O enclausuramento se constitui em uma barreira mecânica capaz de impedir o contato acidental entre o operário e a máquina, ou possíveis reações de proximidade, como uma descarga elétrica. Entre essas barreiras, a que mais se destaca é o Policarbonato Compacto, devido a sua resistência.

Para-brisas de meios de transporte

Por se tratar de um material resistente ao impacto e garantir maior leveza, o Policarbonato Compacto é tendência nos meios de transporte. Ainda que seu maior valor em comparação ao vidro seja um limitante, sua durabilidade tem sido vista cada vez mais como compensatória.

Assim, o material tem ganho espaço. No mercado automotivo, novas gerações de automóveis já experimentam o policarbonato compacto na substituição do vidro. Uma tendência seguida em painéis de tratores e demais veículos da construção civil. Projetos de para-brisas de motos também estão mais frequentes, assim como viseiras de capacetes.

O setor naval é outro que apresenta necessidade em ter maior resistência em comparação ao vidro, assim como o aeroviário. Da mesma forma, empresas de gerenciamento de trens e metrôs buscam substituir os para-brisas de suas frotas por policarbonato compacto.

Escudos de proteção e blindagem

Conhecido com escudo anti-tumulto, este produto costuma ser feito em policarbonato compacto por conta de sua durabilidade. É comum de ser utilizado na contenção de um grande grupo de pessoas. Pode ser visto com facilidade no trabalho de segurança de grandes eventos, partidas de futebol e manifestações públicas.

O policarbonato compacto também está presente na composição do vidro blindado. No caso, ele é um dos componentes, em conjunto com camadas de vidro, Polivinil butiral (PVB) e poliuretano. Sua participação alia resistência, transparência e dá mais leveza ao produto.

Coberturas

Outra marca do policarbonato compacto é sua utilização em coberturas dos mais diferentes estilos. Seja em quintais ou pergolados de casas, passarelas de pedestres, garagens, jardins e estufas, o material garante proteção aos raios UV, resistência térmica e a impactos.

Conclusão

Como você pôde conferir, o Policarbonato Compacto é um material que une resistência, leveza e proteção UV. Por isso, ganhou espaço em vários setores como alternativa mais viável para o vidro.

Se interessou pelo Policarbonato Compacto? Conheça nossa linha de chapas e faça um orçamento para seu projeto.

Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!