O que você sabe sobre PVC expandido? Trata-se de um material com possibilidades a serem exploradas para além da comunicação visual, com características a serem conhecidas. É com isso em mente que preparamos este artigo de tira-dúvidas. Nos tópicos a seguir, você confere as principais questões levantadas sobre o produto.
Qual a diferença entre PVC e PVC expandido?
PVC é a abreviação para Policloreto de vinila (ou Polivinil cloreto), uma resina de onde parte as variações em outros materiais. Com a adição de plastificantes em extrusão, essa resina resulta no PVC flexível, utilizado na fabricação de mangueiras e revestimentos de cabos e fios, roupas, acessórios e injetáveis.
Já sem os plastificantes, somente estabilizantes e carbonatos, o produto que sai da extrusora é o composto de PVC rígido. Este, também conhecido como RPVC, compõe tubos, conexões, forros e telhas, bastante utilizado na construção civil.
Por fim, o PVC expandido é resultado da aplicação de agentes expansores no processo de extrusão. Ao se decomporem, esses agentes produzem gás, que fica nucleado no interior da massa produzida, ocupando espaços. Dessa maneira, o resultado é um material sólido, porém mais leve que o PVC rígido.
Quanto tempo dura uma chapa de PVC expandido?
O tempo de duração pode variar conforme a utilização e os cuidados com o material, ainda que o PVC expandido seja de baixa manutenção. Para a aplicação em letreiros, por exemplo, sua vida útil costuma ser superior a 10 anos. Segundo o Instituto Brasileiro do PVC, a durabilidade média do material, levando em conta todos os seus tipos, é de mais de 60 anos.
O PVC expandido é resistente a vários ambientes?
Os atributos do material são favoráveis a utilização em vários ambientes, independentemente da região. Aliás, em comparação com o MDF – material derivado da madeira – o PVC expandido apresenta características visuais e de aplicação semelhantes, porém é mais resistente e mais durável. Principalmente quando a aplicação é em local exposto a luz solar.
Mesmo em exposição direta ao Sol, o PVC expandido de boa qualidade resiste ao amarelamento, bem como a infiltrações por conta de umidade. Outro fator importante é que ele é autoextinguível, ou seja, não propaga chamas.
O PVC expandido é prejudicial ao meio ambiente?
Por se tratar de um derivado do petróleo e não ser biodegradável, o PVC expandido costuma ser ligado a um impacto negativo ao meio ambiente. Contudo, com a aplicação adequada e o devido processo de reciclagem, ele pode ser utilizado por um longo período, ou até mesmo reutilizado de outra maneira.
A fabricação do PVC envolve um consumo energético inferior ao de outros materiais utilizados na construção civil. Da mesma forma, o consumo de petróleo bruto para a produção do PVC representa por volta de apenas 0,25% do valor extraído no mundo. A transformação da resina em derivados ocorre sem poluição, tanto do ar, como da água – sua utilização ocorre somente para o resfriamento das máquinas.
Onde usar PVC expandido?
Uma das aplicações mais conhecidas deste produto é na confecção de letras caixa, presente tanto em fachadas de empresas, quanto na decoração de ambientes. Na comunicação visual, o PVC expandido também é bastante utilizado em placas de sinalização, bem como painéis informativos e murais. Um emprego recente é no setor de restaurantes, sendo base para impressão de cardápios.
Mas não é só isso! As possibilidades do PVC expandido permite ir além. Como substituição à madeira, ele tem ganhado o setor de móveis planejados, bancadas e divisórias. Da mesma maneira, é possível encontrar o produto em revestimento de veículos náuticos, capotas automotivas, entre outros. A qualidade visual e menor peso também fazem dele um material interessante para ser aproveitado em portas e portões.
Portanto, a utilização do PVC expandido pode ser variada. O que define suas condições para aproveitamento são as dimensões, principalmente a espessura.
Como limpar PVC expandido?
O processo de limpeza do material é simples. Um pano umedecido com solução de água e sabão neutro é capaz de tirar manchas. Em casos onde seja necessário um trabalho mais profundo, recomenda-se o uso de álcool isopropílico, aplicado em um pano.
Atenção: produtos abrasivos ou solventes podem danificar o PVC expandido. Evite-os!
Como cortar PVC expandido?
Para um corte simples, existem algumas possibilidades. Chapas com espessura de até 3 mm são facilmente cortadas com estilete (recomenda-se o uso de uma régua para manter linha reta). A angulação de corte sugerida é entre 10° e 30°.
Para as espessuras convencionais, até 20 mm, também podem ser utilizadas serra manual, elétrica, circular, serra de fita, serra tico-tico ou serrote. É preciso ter lâminas, discos ou fitas próprias para corte de plásticos (dentes com configuração tripla), a uma velocidade entre 2.900 e 3.000 m/min.
Como pintar PVC expandido?
Uma das propriedades deste material é a boa adesão a tintas e vernizes. Não é necessária uma preparação do produto para aplicar tintas compatíveis, apenas a limpeza prévia com pano úmido de álcool isopropílico. Entre as tintas compatíveis, temos: vinílicas, lacas acrílicas e poliuretano de dois componentes. A pintura pode ser feita com spray ou pistola elétrica, visando o melhor acabamento.
Como fixar letra caixa de PVC expandido?
Na instalação de fachadas, o PVC expandido pode ser fixado tanto com parafuso, como por fita dupla face. O processo envolve um molde ou gabarito para seguir a aplicação da maneira adequada, onde está definido o posicionamento de cada elemento da fachada.
Na sequência, ocorre a fixação. Caso seja feita com parafusos, eles são inseridos no PVC expandido previamente, sem aparecer na face que estará de frente na fachada. É importante que o gabarito indique os pontos onde furar a superfície que será base da letra caixa. Após a realização dos furos, aplica-se silicone em cada um deles, a fim de complementar o espaço para a fixação dos parafusos das letras.
Por sua vez, o processo de fixação com fita dupla face não exige perfuração das superfícies. Basta aplicar uma quantidade suficiente de fita no lado da letra que estará em contato com a superfície base, retirar o liner de proteção da face superior para fixação da letra, de acordo com o posicionamento no molde ou gabarito.
Vale a pena fazer um projeto em PVC expandido?
Muitas pessoas levam em conta o preço para optar por MDF ou outros derivados da madeira para seus projetos. Contudo, existem fatores favoráveis ao PVC expandido que o fazem ser uma opção, a longo prazo, de melhor custo-benefício. Por ser mais resistente a impactos, a intempéries do ambiente, umidade e luz solar, trata-se de um material com maior durabilidade, para várias utilidades.
Tem mais dúvidas sobre o PVC expandido? Entre em contato em um de nossos canais!
Se interessou pelo produto?
Conheça nossa linha e faça um orçamento para seu projeto.
Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!