O que você sabe sobre o ACM? Quem trabalha com comunicação visual, conhece bem o material. Ainda assim, sempre há alguma coisa a se descobrir. Já quem nunca trabalhou, mas tem curiosidade em utilizar, há um grande campo a se explorar.
Para lhe ajudar a tirar dúvidas sobre o ACM, preparamos este artigo, com as principais questões levantadas a respeito deste produto.
Qual a diferença entre ACM e alumínio?
O termo “ACM” é uma abreviação em inglês para Aluminium Composite Material, ou, no português, Alumínio Composto. Como o nome já revela, o alumínio faz parte da composição do material. No caso, duas chapas de 0,21 mm, que envolvem uma camada de polietileno, totalizando 3 mm.
Uma chapa de ACM apresenta a mesma rigidez de uma chapa de alumínio da mesma espessura. Porém, nas dimensões de 1,22m x 5m, formato padrão das chapas de ACM, este material possui por volta de 22 kg. Nessas mesmas condições, o alumínio liso tem cerca de 49 kg. Isso quer dizer que o ACM apresenta quase 45% menos peso.
Como é feito o ACM?
O Alumínio Composto é baseado na estruturação chamada “sanduíche”, onde duas camadas finas e rígidas envolvem um núcleo leve e espesso. No caso do ACM, o núcleo, composto por polietileno de baixa intensidade, é aquecido ao ponto de aderir as duas camadas de alumínio.
Essas camadas de alumínio são revestidas, em um dos lados, por tinta poliéster, bem como adesivos químicos, a fim de aumentar sua resistência. Após a aplicação, o material passa por esfriamento, é embalado e cortado nas dimensões definidas.
Quais as vantagens e desvantagens do ACM?
Devido à sua composição com alumínio, o ACM apresenta a rigidez do metal, com a leveza do núcleo de baixa densidade. Mas vale ressaltar que, embora a espessura de 0,21 mm do alumínio seja considerada padrão, algumas marcas apresentam um alumínio 0,18 mm, de menor resistência.
A tinta poliéster utilizada fornece uma ótima qualidade visual, seja em tons com brilho ou tons foscos. Da mesma maneira, existem várias possibilidades de cor. Caso seja a opção, o material também possui boa aderência à adesivagem.
A facilidade de corte é outra vantagem do ACM. Mesmo sendo rígido, ele é facilmente cortado por estilete. Ainda assim, o mais recomendável é a utilização de serra, tupia ou tesoura tipo aviação.
Já as desvantagens são, no geral, duas. A primeira, o transporte da chapa. Embora não seja tão pesada, suas dimensões a fazem mais sensível. Dessa maneira, é muito difícil carregar o ACM em apenas uma pessoa. O número recomendado é de três pessoas, para dividir o peso e também para evitar que a chapa sofra avarias.
Outro ponto a se ter cuidado é com relação a riscos na superfície onde está a tinta poliéster. Isso porque um arranhão ali é de difícil reparação – não se pode utilizar abrasivos na chapa. Devido a essa situação, recomenda-se retirar o liner de proteção somente após a instalação do material.
Onde encontramos ACM no dia a dia?
Quem não é da área da comunicação visual pode não saber, mas é muito fácil encontrar ACM em nosso cotidiano. Afinal, o material está entre os mais utilizados no revestimento de fachadas de estabelecimentos. Ele aparece em vários tamanhos e cores, acompanhadas de adesivos ou letras caixa de PVC expandido ou acrílico.
Além dessa utilização mais comum, o ACM tem sido opção interessante na arquitetura residencial. As portas feitas com o produto são tendência no mercado, tanto em tons metálicos, como em cores vivas ou simulação de amadeirado. No setor moveleiro, ela também marca presença no revestimento de armários, gôndolas etc.
A qualidade visual do ACM, somado à boa aderência a adesivos, também o fazem um competente material para placas de sinalização. Inclusive, como substituto às placas metálicas em rodovias e cidades. Da mesma maneira, desenvolvedores de caminhões baú estão aderindo ao produto como opção para revestimento de caçambas.
Quanto tempo dura o ACM?
É difícil definir um período de validade para o ACM ou outro material, pois varia muito de como é feita sua manutenção, limpeza e condições ambientais. No caso do Alumínio Composto, para manter suas qualidades visuais, o recomendado é uma limpeza semanal ou quinzenal, aplicando água e sabão neutro com uma esponja ou pano macio no material resfriado. Com boas práticas, o ACM pode ter de 5 anos para mais com suas qualidades visuais intactas.
Vale a pena fazer um projeto em ACM?
Por mais que seja um material bastante indicado, principalmente, para comunicação visual, as opções mais em conta são grandes adversárias. Contudo, escolher a pintura direta na parede, ou um banner em lona representa uma solução mais barata, porém de menor qualidade e menor durabilidade.
O ACM, além de fornecer melhor qualidade visual, tem mais resistência e durabilidade. Por isso, a relação custo-benefício é positiva.
Tem mais dúvidas sobre o ACM? Entre em contato em um de nossos canais!
Se interessou pelo produto? Conheça nossa linha de chapas de ACM e faça um orçamento para seu projeto.
Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!