O acrílico é considerado um dos polímeros mais nobres do mercado. Suas condições como um termoplástico dão características especiais para ser tratado dessa maneira. Outro aspecto importante é sua capacidade em ser reciclado. Com isso, é possível utilizar o material por muito mais tempo, sem prejudicar a natureza.
Contudo, um problema comum quando se trata do acrílico são as diferenças entre o polímero virgem e o reciclado. Embora tenham o mesmo componente principal, o modelo reciclado não apresenta a mesma pureza, ocasionando um produto de menor qualidade.
Por isso, o mercado do acrílico se movimentou e, recentemente, apresentou um novo modelo de chapa: o chamado acrílico ecológico. É sobre esse novo material e suas características que abordaremos neste artigo.
O que é acrílico?
O polímero mais conhecido como acrílico tem o nome polimetilmetacrilato (PMMA). Trata-se de um polímero termoplásticos, que pode ser moldado a uma dada temperatura. Apresenta resistência a impactos e intempéries, tendo sido inicialmente um produto para substituição do vidro.
Até hoje, o acrílico pode ser aplicado na sua função original. No entanto, suas condições termoplásticas o levaram para os mais variados setores. Atualmente, é possível presenciar o material em cosméticos, tintas, linhas automotivas, chapas e inúmeros produtos desenvolvidos a partir deste formato. Essa variedade torna o acrílico muito diferente dos demais plásticos.
Essas muitas possibilidades contrastam com o impacto ambiental da produção do acrílico. Assim como os demais plásticos, o PMMA é um derivado do petróleo e sua obtenção gera gases do efeito estufa. Da mesma maneira, uma vez produzido, apresenta um longo período de degradação.
Jogar o acrílico na natureza é não apenas um perigo para a natureza, como um desperdício de material, uma vez que existe reciclagem. As chapas de acrílico reciclado, inclusive, são muito utilizadas em vários setores e contribuem bastante para um melhor equilíbrio ambiental.
Acrílico ecológico
Por mais que o acrílico reciclado seja um material bastante utilizado e tem muita importância para o meio ambiente, alguns aspectos o colocam com certa inferioridade em comparação ao acrílico virgem. Apesar da semelhança visual, o polímero não consegue atingir a mesma transparência ou mesmo brilho, sem contar o amarelecimento com o tempo.
É daí que surgiu a ideia de alguns desenvolvedores em produzir uma chapa mista, que permita aproximar as condições visuais do produto virgem, mantendo a preocupação ambiental da reciclagem. Chamado de acrílico ecológico, esta variação é composta por 50% de acrílico virgem e 50% de acrílico reciclado.
Assim como os outros modelos, as chapas de acrílico ecológico são feitas no processo “cast”. Nele, o acrílico líquido homogêneo (ou “xarope de acrílico”), 50% virgem e 50% proveniente da reciclagem, é despejado em um molde de vidro e polimerizado em autoclave.
Características
Pela sua composição, o acrílico ecológico pode ser considerado um “meio termo” entre o virgem e o reciclado. Isso porque ele é um material de melhor qualidade que o 100% reciclado, com algumas semelhanças ao 100% virgem, apresentando um valor de mercado, em média, 30% inferior.
Assim como a linha virgem, a ecológica não emite fumaça ou cheiro no corte a laser. Além disso, possui um acabamento no corte com mais brilho e colagem semelhante ao virgem, tanto com cola fina, grossa e colagem UV. Com relação a impressão, o material apresenta boa aderência e visibilidade. Porém, quando o assunto é exposição ao Sol, o acrílico ecológico se assemelha ao reciclado, tendo um grau de amarelecimento no decorrer do tempo.
Onde utilizar?
Por conta desse amarelecimento diante da exposição solar, o acrílico ecológico não é recomendado para utilização externa. Já para uso interno, ele é fortemente indicado. Desde barreiras de proteção, displays, expositores, materiais para PDV, impressão, painéis e demais utilizações que tanto o virgem, como o reciclado costumam marcar presença.
Aliás, o acrílico ecológico é até mais indicado para essas funções do que os demais modelos de acrílico. Afinal, tem melhores capacidades ópticas que o 100% reciclado, menor preço e maior facilidade de moldagem que o 100% virgem. Assim, une as duas variações em um material único.
Conclusão
O acrílico ecológico revela a capacidade inovadora do mercado dos plásticos nobres, que desenvolveu um produto ambientalmente mais amigável e também mais em conta para quem deseja desenvolver um projeto em acrílico.
Se interessou pelo produto?
Conheça nossa linha e faça um orçamento para seu projeto.
Curtiu o conteúdo? Confira mais artigos no Blog da Acriplas!