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Como fazer uma boa fachada para loja?

Ter uma boa fachada é um importante atributo para uma loja. Por mais que as vendas digitais sejam crescentes, a compra presencial ainda é a preferida por muitos consumidores. Dessa maneira, a fachada representa uma primeira impressão para quem busca determinado produto ou serviço.

Como seu “cartão de visita” presencial, por via de uma boa fachada, um estabelecimento precisa levar um caráter simpático ao seu cliente em potencial. Mas o que seria uma boa fachada? Quais elementos são imprescindíveis? Por onde começar a elaborar sua fachada? Essas são algumas das perguntas que buscamos responder neste artigo.

O que é uma boa fachada?
A “primeira vista” de uma loja precisa apresentar a mensagem desejada pelo estabelecimento para o consumidor. Em concepção geral, a visão de uma empresa organizada, confiável e dedicada. Traduzindo para a fachada, é preciso constar elementos que forneçam tais informações de uma maneira visual, destacando-se da concorrência. Assim, alguns pontos precisam ser levados em conta:

Visual harmônico
Qual loja é mais convidativa ao consumidor? Aquela onde é possível saber o nome com nitidez, com cores convidativas, bem distribuídas, incluindo uma imagem visível de um produto, ou aquela que inclui muitas informações, por escrito e em imagens, tornado o nome quase um mero detalhe? Pois é com a aparência harmônica que se desenvolve uma boa fachada.

A poluição visual é algo a ser evitado na comunicação. Em especial, por tirar a objetividade da informação. Fachadas com muitos cartazes, adereços e objetos podem confundir os consumidores, além de passar a mensagem de desorganização.

É fundamental realizar uma distribuição adequada dos elementos, incluindo espaços em branco para descanso da visão. Não é preciso mostrar em sua fachada tudo o que a loja oferece, mas sim atributos que instiguem e convidem as pessoas a entrar e conhecer mais.

Escolha de cores
Muitas cores na fachada também levam à poluição visual. Portanto, é relevante definir uma paleta amigável para o consumidor. Nela, consta-se as cores da empresa, principalmente se estas forem até dois tons. Afinal, uma fachada com muitas cores pode afetar a mensagem para o cliente.

Também vale ressaltar a importância das cores neutras – branco, preto e cinza –, que contribuem para a fachada não ser monocromática, sem deixar a mensagem inteligível. Inclusive, existem casos de fachadas onde esses tons são predominantes, a fim de destacar a logomarca da empresa.

Atenção ao desgaste
No momento da criação da fachada, é preciso ter em mente a durabilidade dos produtos utilizados. Ambientes externos sofrem da deterioração pelo contato com a luz solar, chuva, poeira, temperatura quente e fria. Tudo isso leva ao desgaste, ocasionando desbotamento, sujeira, descolamento de materiais, entre outros problemas.

Uma boa fachada precisa evitar este cenário. É muito importante avaliar o custo benefício das ferramentas presentes, da necessidade de manutenção e da facilidade de limpeza dos materiais. Pergunte se vale mais a pena investir um valor superior para uma fachada que não lhe dará dor de cabeça por mais tempo, ou pagar mais barato para algo que, em breve, precisará ser substituído, gerando outros gastos.

Quais os elementos de uma fachada?
Agora que você conhece mais sobre aspectos importantes para uma boa fachada, vamos falar de alguns itens que podem marcar presença nesse tipo de projeto.

Revestimento em ACM
Também conhecido como Alumínio Composto, o ACM é uma chapa de estrutura “sanduíche”, onde um núcleo de polietileno é envolto por duas chapas de alumínio. Apresenta pintura em uma de suas superfícies, que garante ótima qualidade visual, seja em tons brilhantes ou foscos. Neste lado, aplica-se um adesivo de proteção, que só dever ser retirado após a instalação.

A chapa de ACM pode ser cortada de acordo com as medidas da fachada. Sua instalação pode ser realizada sob uma estrutura metálica, devidamente parafusada. Outra maneira seria por meio de fitas dupla-face especiais para o material. Para ambas as maneiras, é importante levar em conta um espaço para dilatação do material.

– Saiba mais sobre as características e aplicações do ACM

Letra caixa

São as letras em alto relevo das fachadas, destacando o nome da loja. O material mais utilizado para elaboração de letras caixa é o PVC expandido, de fácil pintura, corte, instalação, manutenção e limpeza. Também é possível fazer o produto em acrílico.

A instalação da letra caixa pode ser realizada por meio de aparafusamento no lado de contato com a superfície base. Também é possível aplicar fita dupla face, garantindo a fixação na fachada.

– Tire suas dúvidas sobre PVC expandido

Totem comercial
Para fachadas afastadas da rua, este é um recurso muito utilizado. Afinal, ele costuma ser aplicado em áreas que facilitam a visualização da marca pelas pessoas. Em certos casos, como em shoppings centers e galerias comerciais, ele pode ser instalado do lado de fora, informando a presença da empresa no local. Em outros, no estacionamento dos estabelecimentos. Já em alguns casos, o totem é inserido acima do estabelecimento.

Por também compor a fachada, o totem comercial apresenta estrutura e revestimento semelhantes ao restante da fachada. No caso, o revestimento em ACM ou acrílico, podendo incluir letra caixa, back light ou front light.

Back light
Este elemento ganha destaque no cenário noturno das cidades. Aparece não apenas em fachadas de lojas, mas também em outdoors, pontos de ônibus e afins. É conhecido como luminoso, por apresentar uma luz interna, que ilumina por trás a fachada ou totem, a partir de uma superfície de acrílico ou PS, ambos translúcidos.

Da mesma maneira, é possível aplicar o back light por trás da letra caixa, realçando seus contornos, ou na parte posterior do revestimento em ACM, definindo “pontos de vazamento” da luz na fachada.

Front light
A luz frontal é o modo mais prático de realizar a comunicação visual para o cenário noturno. Presente nos outdoors e em muitas lojas, trata-se da iluminação direta, por meio de um sistema de holofotes à frente da fachada. Nesta situação, a recomendação é a de que sejam utilizados materiais opacos ou foscos, que não afetem a refletividade da luz e a leitura do público.

Exemplos de fachadas

ACM preto fosco
A utilização do revestimento em ACM preto fosco permite ressaltar a logomarca ou o nome da empresa. Em especial, se este elemento tiver cores vivas. Ao inserir letra caixa ou adesivo na superfície da chapa, ela garante destaque ao conteúdo por meio da neutralidade e do enfoque que o preto fosco permite.

Neon

O neon marca presença em fachadas há décadas. Perdeu espaço para outros formatos, mas, recentemente, voltou como complemento para lojas, em peças menores que ganham destaque em um visual mais limpo.

Back light no revestimento
Este exemplo retrata bem as características visuais da luz por trás do revestimento da fachada. A iluminação ressalta contorno entre as chapas, desenhando o exterior da loja por meio da luz. Este formato também permite alterar a cor da iluminação e personalizar o cenário de maneira variada.

Back light em letra caixa
É interessante reparar nesta fachada o uso da letra caixa para a logomarca e como ela pode ser trabalhada, com as cores definidas, aberturas e realces. O back light complementa muito bem o cenário para o período noturno.

Front light
Os projetos mais convencionais de front lights utilizam refletores, geralmente de LED. Contudo, apresentamos este caso para ressaltar a possibilidade de variação também dentro deste formato, aparentemente sem muitas mudanças. Nesta situação, com a luz amarela, é importante saber que a cor original da letra caixa sofrerá alterações de tom (o branco fica amarelado, enquanto outros tons ficam com cores mais escuras).

Totem grande
Apresenta-se como ponto de referência, onde destaca lojas ou marcas presentes no estabelecimento. Neste caso, realiza o complemento da fachada, mas vale lembrar que o totem pode aparecer em ambientes afastados da loja, como um corredor de shopping center.

Totem em extensão de fachadas
Utilizamos este exemplo para mostrar o totem como elemento para aproximar a imagem da marca aos olhos do público. Colocando à frente da entrada da empresa ou no estacionamento, ele facilita a visualização para quem passa pela rua.

Fachada inteira revestida em ACM
Pelas qualidades visuais e resistência, o ACM garante uma excelente aparência quando é utilizado como revestimento de uma fachada por completo. Em cores vivas, a loja ganha ainda mais destaque, tal qual sua arquitetura.

Conclusão
Ter uma boa fachada é ter uma boa apresentação para o cliente. A imagem externa reflete ideias internas da empresa, ou visões que são passadas ao público. Portanto, nunca é um mau negócio investir em uma fachada de qualidade.

Na Acriplas, temos ACM, acrílico, PS e PVC expandido com a qualidade necessária para desenvolver ótimas fachadas.

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